.

.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Previsão de Terremoto em Roma neste 11 de maio de 2011 assusta Italianos

Previsão de Terremoto em Roma neste 11 de maio de 2011 assusta Italianos
Roma está calma nesta quarta-feira, o motivo provavelmente é que milhares de pessoas deixaram a cidade por medo de uma previsão de terremoto devastador para esse dia, alegadamente por um sismólogo que morreu há muito tempo.
Durante meses, blog, páginas de redes sociais e Itália vêm discutindo a obra de Raffaele Bendandi, que alegou ter previsto muitos terremotos e, de acordo com rumores na Internet, previu "um grande" o dia 11 de maio, em Roma.
Rede nacional de televisão RAI, emitiu vários programas concebidos para acalmar o pânico crescente entre os romanos. Agência de Proteção do Cidadão fez declarações públicas reiterando que os terremotos não podem ser previstas cientificamente.
Mas muitos cidadãos da Cidade Eterna não vai escutar.
"Vou dizer ao meu chefe que eu tenho um compromisso e me dê o dia de folga", disse o garçom Fabio MENGARELLI Reuters. "Se eu tiver que morrer, eu quero estar com minha esposa e meus filhos, e muitas pessoas vão gostar de mim."
Chef Cotorobai Tania disse que levará o dia de folga. "Eu não sei se é verdade, mas a Internet é afirmada e negada em muitos lugares, e finalmente ficar nervoso", disse ela.
A memória do terramoto de L'Aquila em 2009 ainda está presente, ele matou mais de 300 pessoas e foram sentidos em Roma.
Naquela época, a polêmica também rodeada de um cientista, Giampaolo Giuliani, que nos dias antes tentou avisar a população local de um terremoto iminente, mas as autoridades afirmam que eles estavam errados sobre o local exato que aconteceria.
Bendandi, que morreu em 1979 aos 86 anos, acreditava que os terremotos eram o resultado da combinação de movimentos do sol, da lua e dos planetas, e eram perfeitamente previsíveis.
Em 1923 ele previu que um terremoto atingiu a região de Marche, no Adriático, 02 de janeiro do ano seguinte. Ele estava errado por dois dias, mas o principal jornal da Itália, Corriere della Sera, publicou um artigo na capa de "O homem que previu terremotos."
Bendandi fama cresceu e em 1927 foi condecorado pelo ditador fascista Benito Mussolini. Durante sua longa carreira, suas teorias foram estudados por eminentes astrônomos estrangeiros.
No entanto, o pânico atual parece se dever mais à disseminação do medo na era da internet que, no Bendandi mesmo.
Paola Lagos, presidente de uma associação dedicada à preservação Bendandi e todos os seus manuscritos, diz que não há referência a qualquer sismo perto de Roma em 2011.
Fonte: Reuters

Nenhum comentário: